Projeto

O projeto tem como objetivos:

- Aprofundar as competências digitais/mediáticas de adultos desempregados pouco qualificados/pouco especializados, principalmente adultos com mais de 45 anos, através de ferramentas inovadoras, para os motivar e capacitar a criarem uma forte identidade profissional online que promova o seu acesso ao emprego, levando à sua inclusão socioeconómica.

- Reforçar o conhecimento dos técnicos de emprego e/ou autoridades relevantes, organizações/empresas que trabalham com desempregados pouco qualificados/pouco especializados, dotando-os com uma nova abordagem/ferramentas para apoiar e interagir com pessoas desempregadas de meia idade através da utilização das redes sociais.

 

Grupos-alvo

O projeto LINK-UPS tem como grupos-alvo:

- Adultos desempregados pouco qualificados/pouco especializados, em especial com mais de 45 anos, na Bulgária, em Espanha, em Itália, em Portugal e na Turquia.

- Técnicos de emprego e/ou autoridades competentes, organizações e empresas que trabalham com desempregados pouco qualificados/pouco especializados (por exemplo, serviços públicos de emprego, recrutadores, etc.).

 

Os nossos parceiros

A parceria é composta por 6 parceiros de 4 países da UE (Bulgária, Espanha, Itália e Portugal) e da Turquia, que partilham desafios semelhantes e abarcam uma variedade de contextos setoriais, geográficos e profissionais, garantindo a implementação de um projeto multinível e interdisciplinar:

  

1 Consultis
2 Rumo
3 Marie Curie Association – MCA (BG)
4 RED2RED
5 prima
6 ege

 

Resultados Intelectuais

R1 - Quadro metodológico para a construção de competências digitais de desempregados pouco qualificados/pouco especializados através das redes sociais

O objetivo do R1 é desenvolver um quadro metodológico para a construção de competências digitais de desempregados pouco qualificados/pouco especializados (particularmente acima dos 45 anos), através das redes sociais, com vista a aumentar o seu acesso a oportunidades de emprego.

As tarefas planeadas para o R1 incluem o seguinte:

Tarefa 1.1. Avaliação das metodologias, práticas e ferramentas de recrutamento, triagem e seleção online.

Tarefa 1.2. Desenvolvimento do referencial para a construção de competências: revisão da literatura sobre os modelos existentes.

LINKUPS IO1 Executive Summary 

R2 - Plataforma interativa móvel e online para a construção de competências digitais de desempregados pouco qualificados/pouco especializados

O objetivo do R2 é desenvolver a implementação piloto de uma plataforma de e-learning interativa móvel e online para a construção de competências digitais de pessoas desempregadas com baixas qualificações (com mais de 45 anos), através das redes sociais, com base na estrutura metodológica desenvolvida no R1.

Tarefa 2.1. Desenvolvimento da plataforma interativa.

Tarefa 2.2. Implementação piloto do processo de construção de competências digitais.

  

R3 - Ferramenta de autoavaliação online e manual de usabilidade para profissionais que apoiam desempregados pouco qualificados/pouco especializados

O objetivo do R3 é o desenvolvimento e a disseminação de uma ferramenta de autoavaliação online e de um manual de usabilidade que apresentará a nova abordagem e fornecerá orientações sobre como a estrutura metodológica e a plataforma interativa móvel e online poderão ser utilizadas pelos profissionais que apoiam adultos desempregados.

Tarefa 3.1. Desenvolvimento de uma ferramenta de autoavaliação online e de um manual para profissionais.

Tarefa 3.2. Divulgação da ferramenta de autoavaliação online e do manual para profissionais.